O Instituto Ethisphere¹ , situado em Scottsdale, no estado americano do Arizona, anunciou no final do mês de fevereiro uma lista com as 128 empresas mais éticas do mundo no ano de 2019.

Além do caráter multisetorial, foram agraciadas com o prêmio, empresas de 21 países. Do Brasil, duas Companhias estão presentes na lista, Vivo e Natura. Na cerimônia de premiação, Timothy Erblich, CEO do Instituto, parabenizou a Vivo e complementou “Hoje, funcionários, investidores e stakeholders estão depositando maior confiança nas empresas que assumem a liderança de questões sociais. Empresas que adotam a visão de longo prazo com uma estratégia baseada em propósito não somente são superadoras, como mais duradouras”.

Em nota, a Chief Compliance Officer da Vivo, Roberta Pegas, afirmou que “esta certificação confirma o  compromisso permanente da Vivo de realizar seus negócios de forma ética e transparente.” Já a Natura é presença constante nesse seleto grupo de empresas, tendo sido premiada pela nona vez em 2019, reconhecimento da seriedade e comprometimento que a empresa tem a respeito de promover práticas éticas e conformidade
no ambiente de negócios.

Segundo Cynzia Fontana, o fato de termos apenas duas empresas brasileiras premiadas, mostra como o Compliance ainda está incipiente no país: “Uma robusta Cultura Ética e a existência de Programas de Integridade realmente efetivos, com apoio total e irrestrito da alta direção e com ações que visem promover um novo ambiente de negócios, infelizmente ainda é exceção. Temos visto muitas organizações com discursos que não correspondem às práticas corporativas e institucionais. Isso fica mais claro no caso de certificações ou premiações que avaliam aspectos objetivos² do Compliance dentro das organizações.”

Para visualizar quais são as empresas premiadas, visite o site do Instituto clicando aqui.

1. Sobre o Instituto Ethisphere:  Instituto Ethisphere é líder global na definição e no avanço
dos padrões de práticas empresariais éticas que fomentam o caráter corporativo, a confiança
de mercado e o sucesso empresarial. O Instituto possui profundo conhecimento e experiência
em medição e definição de padrões éticos fundamentais por meio de insights conduzidos por
dados que ajudam empresas a aprimorarem seu caráter e a medir e a melhorar sua cultura. O
Ethisphere homenageia grandes realizações por meio de seu programa de reconhecimento
World’s Most Ethical Companies.

2. A avaliação das empresas mais éticas do mundo é baseada na estrutura Ethics Quotient (EQ)
do Ethisphere Institute. As pontuações são geradas em cinco categorias principais: programa
de ética e conformidade (35%), cultura de ética (20%), cidadania e responsabilidade
corporativa (20%), governança (15%) e liderança e reputação (10%) ².

× Fale Conosco