As recentes ações do poder público e a prisão de executivos do alto escalão de grandes corporações envolvidas em escândalos de corrupção motivaram a implementação de instrumentos até então incomuns no âmbito de algumas organizações.

O aumento de alocação de recursos financeiros e humanos para garantir que as empresas atinjam os desejados padrões de ética e Compliance fizeram com que muitas adotassem métodos para associar os muitas vezes polpudos bônus de final de ano à necessidade de atingimento de metas relacionadas ao Programa de Compliance.

Dois exemplos noticiados amplamente pelos veículos de comunicação são inclusive de empresas envolvidas nos episódios mencionados, a J&F e a Odebrecht. Nesses dois casos, a porcentagem da gratificação paga aos executivos relacionada a metas de Compliance pode chegar a atingir 50% da totalidade dos bônus pagos.

Interessante notar que nestes casos as metas não estão restritas a profissionais envolvidos com a alta direção, mas também a colaboradores de níveis inferiores dentro do organograma das organizações, com porcentagens variando entre 5% a 30%, dependendo do grau hierárquico, na Odebrecht.

O objetivo desse tipo de ação é incrustar uma nova cultura em todos os níveis da organização visando associar essas empresas a notícias positivas e restabelecendo sua reputação.

Certamente o cenário ideal seria aquele no qual as pessoas agem de maneira íntegra simplesmente porque é a coisa certa a se fazer e não porque serão bonificadas por isso. Contudo, temos consciência que esse tipo de ação pode ter bons resultados, principalmente nessas empresas que estão de certo modo ‘machucadas’ em razão dos escândalos nos quais estiveram envolvidas. A previsão de metas com o envolvimento de todos os colaboradores faz com que o Programa de Integridade seja responsabilidade de todos e não só da alta direção ou do responsável pela função Compliance dentro da organização.

FONTE: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,executivo-ja-perde-bonus-por-meta-de-compliance,70002790604

× Fale Conosco