No último dia 29 de abril o Sistema OCEPAR apresentou seu Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense em evento realizado no auditório da instituição, em Curitiba. O objetivo do Programa, idealizado em parceria com a PUC/PR, é proporcionar a ampliação do entendimento acerca do que é compliance e contribuir e incentivar as cooperativas a aderirem à prática, tornando as cooperativas filiadas comprometidas com a transparência e a ética.

O Projeto conta com outras sete etapas além do Seminário de Lançamento, dentre as quais destacam-se a realização de encontros periódicos, para compartilhar conhecimentos sob uma perspectiva institucional e prática e a redação e implementação de um manual de boas práticas.

Além disso, as cooperativas participantes contarão com um programa de formação e mentoria, no qual trabalharão na prática os pilares do Programa de Integridade.

O ex-Ministro do Planejamento, Orçamento e gestão e ex-Ministro Chefe da Controladoria Geral da União, Valdir Simão, compareceu ao evento e ressaltou que “é discutindo abertamente ética e integridade nos negócios que vamos transformar esse país. Pecado não é fazer negócios para ganhar dinheiro. Pecado é fazer coisas erradas para ganhar dinheiro. Precisamos garantir que os resultados cheguem, mais cumprindo-se as regras. É disso que se trata o compliance”.

Vale ressaltar o papel central que o cooperativismo possui no Paraná, movimentando no ano de 2018 aproximadamente R$ 85 bilhões, com destaque para as cooperativas do setor agropecuário, consideradas motores da economia do estado.

Para mais informações, acesse o hotsite do Programa de Integridade em www.compliance.sistemaocepar.coop.br

× Fale Conosco