CódigoConduta.com em Workshop sobre Compliance nas Operadoras de Planos de Saúde

Compliance em OPS

Na última sexta-feira, 28 de junho, o Sócio-Diretor da CódigoConduta.com, Fernando Henrique Zanoni, esteve na sede da ABRAMGE (Associação Brasileira de Planos de Saúde), como palestrante convidado do CBC (Comitê Brasileiro de Compliance), no evento Governança Corporativa em Operadoras de Planos de Saúde, evento realizado pela instituição em parceria com a Grunitzky Auditores.

A apresentação abordou aspectos práticos relacionados à Governança, Riscos e Compliance, considerando a conjuntura normativa e o advento da Resolução RN 443, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que dispõe sobre a adoção de práticas mínimas para fins de solvência das operadoras de planos de saúde e o ambiente institucional complexo, muitas vezes permeado por atos de corrupção e fraudes.

Para Fernando Henrique Zanoni, a adoção de um Programa de Integridade robusto e efetivo pode auxiliar as empresas a identificar desvios de conduta e não conformidades: “A especificidade neste ramo, reside no que chamo de ‘tríade  da saúde’, ou seja, apesar de ser uma área com alto grau de regulação, há evidentes conflitos de interesse entre a indústria de dispositivos médicos ou a indústria farmacêutica, as operadoras de planos de saúde e os hospitais, laboratórios e profissionais. E no meio disso tudo está o paciente, que por vezes está sujeito à falta de informações precisas e poder de decisão, e em outros casos também age prejudicando o sistema. Nesse sentido, o Compliance vai além do âmbito da empresa que está inserida neste ambiente institucional e deve buscar também influenciar condutas de terceiros.

Além do painel sobre Compliance, os sócios da Grunitzky Auditores, Moacir Grunitzky e Fábio Camargo, abordaram a implementação da governança corporativa e de uma cultura de gestão de riscos como aspectos primordiais para a longevidade das operadoras de planos de saúde, de modo que a edição de uma norma específica pela ANS serve de alerta àqueles gestores e empresas que ainda não identificaram sua importância.

No mesmo sentido, o Dr. Giovanny Maciel, Primeiro Secretário do CBC, ressaltou que “o Compliance, a governança corporativa, a auditoria interna e o gerenciamento de riscos sempre foram pontos importantes e distintivos na iniciativa privada como um todo. Contudo, diante das novas normas da ANS, tais institutos passaram a ocupar uma maior destaque nas estruturas das operadoras de planos de saúde. Diante desse cenário, o evento foi ótimo, pois houve um excelente aprofundamento técnico das normas e diretivas às quais essas empresas estão submetidas.

A Grunitzky, com apoio da CódigoConduta.com e do Comitê Brasileiro de Compliance, promoverá em novembro o 18º Encontro de Contadores e Gestores de Operadoras do Plano de Saúde, evento que contará, novamente, com debates relacionados à Governança, Gestão de Riscos e Compliance. Para mais informações sobre esse novo evento, acesse: https://grunitzky.com.br/eventos/18-encontro-de-contadores-e-gestores-de-ops-2019/

Compartilhe

0
0
0

Mais conteúdo

CÓDIGOCONDUTA.COM NO LINKEDIN​