por CódigoConduta.com | 15 dez 2019 | Notícias
Nos dias 19 e 22 de novembro de 2019, respectivamente nas cidades de Curitiba e São Paulo, o Sócio-Diretor da CódigoConduta.com, Fernando Henrique Zanoni, falou sobre Sistemas de Gestão de Compliance no 18º Encontro de Contadores e Gestores de Operadoras de Planos de Saúde, promovido pela Grunitzy Auditoria, Consultoria e Capacitação.
Os eventos contaram com apresentações bastante didáticas sobre os efeitos da RN nº 443/2019, nova normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que traz novas diretrizes sobre controles internos, análise de riscos, conformidade e integridade que devem ser seguidas pelas organizações atuantes neste segmento.
Na ocasião, Fernando Henrique Zanoni aproveitou para lançar oficialmente o seu livro “Sistemas de Gestão de Compliance nas Operadoras de Planos de Saúde e a RN nº 443/2019″ para o seleto público que prestigiou o evento. Além disso, alguns exemplares foram sorteados entre os participantes.
Segundo Zanoni, o evento foi bastante enriquecedor para os profissionais de operadoras de planos de saúde, pois apresentou de maneira prática e didática temas bastante controversos: “Muito tem se falado em Compliance no âmbito das Operadoras de Planos de Saúde, principalmente em razao da nova normativa da ANS, mas a verdade é que poucos são aqueles com vivência efetiva no segmento e que já tenham implementado Programas de Integridade nessas organizações ou que efetivamente conheçam as outras normas regulamentadoras relacionadas à auditoria e governança. Este evento veio a consolidar ainda mais nossa parceria com a Grunitzky no que concerne a projetos de implementação e, principalmente, disseminação de boas práticas.”
por CódigoConduta.com | 5 dez 2019 | Notícias
Sistemas de Gestão de Compliance e a RN nº 443/2019 é o tema do livro lançado no mês de novembro de 2019 pelo Sócio-Diretor da CódigoConduta.com, Fernando Henrique Zanoni.
Na referida obra, Fernando apresenta de maneira objetiva e didática a imaturidade de governança corporativa implícita no mercado de planos de saúde no Brasil, bem como, as medidas indutoras adotadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, para incentivar a adoção de boas práticas de gestão e de transparência em suas operações.
Esse conjunto de medidas está definido e detalhado a Resolução Normativa nº 443/18, publicada pela ANS em 25 de janeiro de 2019.
Do mesmo modo, o livro contribui com a implementação formal de controles internos, mapeamento e gerenciamento dos diversos riscos aos quais a atividade está sujeita e fornece recomendações para uma estrutura adequada de Compliance amparada em modelos e padrões mundialmente aceitos.
O livro ainda alerta para o crescente movimento de concentração deste mercado em função dos riscos e responsabilidades inerentes à atividade e às regras da ANS, com maiores exigências de capital, visando a constituição de reservas garantidoras compatíveis com novos patamares de riscos advindos do pacto intergeracional e definidos por ocasião da contratação dos planos de saúde.
O autor traça um paralelo, entre os diversos interesses dos atores do mercado (beneficiários, operadoras, prestadores de serviços e fabricantes de produtos), demonstrando que há espaço para redução dos desperdícios e fraudes em toda a cadeia, tendo por objetivo principal o maior interessado neste contexto: o beneficiário de plano de saúde.
Finalmente, o livro detalha, através de uma pesquisa realizada com diversas modalidades de operadoras do mercado, o nível de maturidade da governança corporativa, concluindo e discorrendo sobre a necessidade de aprimoramento.
O autor, advogado de formação, profissional certificado em Compliance e auditor da ISO 37.001:2017, mostra nesta obra sua capacitação, e domínio do tema. O conteúdo é oportuno e relevante. Sintonizado com as necessidades do mercado, é dirigido a todos os profissionais da área interessados nas metodologias de governança, compliance e gerenciamento de riscos como caminho para criação de valor no setor de serviços de saúde e, especificamente, no segmento das operadoras de saúde suplementar.
Para saber mais sobre a obra, acesse o link https://codigoconduta.com/livro-3/.
por CódigoConduta.com | 1 dez 2019 | Notícias
O Pequeno Cotolengo Paranaense teve suas práticas de Compliance e Análise de Riscos condecoradas com o Prêmio Impulso de Boas Práticas no 3º Setor, iniciativa promovida pelo Instituto GRPCOM.
Por ocasião da entrega do prêmio a CódigoConduta.com, parceira institucional do Pequeno Cotolengo, também foi reconhecida como Parceiro Transformador pela contribuição dada à organização na implementação de suas práticas de análise de riscos, gestão de compliance e melhoria dos controles internos.
Para Cynzia Fontana, Sócia-Diretora da CódigoConduta.com, que esteve presente na entrega da premiação, é muito importante para a instituição ter suas práticas reconhecidas: “Somos parceiros institucionais do Pequeno Cotolengo desde o início da implementação de seu Programa de Integridade e temos visto que trata-se de uma organização de vanguarda, que está à frente das demais por implementar ferramentas e práticas de compliance eficazes, visando a melhora de suas operações por meio do aperfeiçoamento de seus controles internos. Certamente este tipo de reconhecimento dá ainda mais visibilidade à organização, fazendo com que os apoiadores tenham certeza de que o trabalho vem sendo desenvolvido dentro dos mais elevados padrões éticos.”
Quer saber como implementar ou sofisticar seu Programa de Integridade utilizando ferramentas e técnicas efetivas e reconhecidas? Entre em contato conosco e saiba mais.
Comentários